*PALAVRAS SEMENTE...DE...PALAVRAS SOMENTE!*
É um Blog com contos, crônicas, reflexões e artigos que possam difundir a Arte e a Cultura...
Tem por base uma frase de JOSÉ SARAMAGO - O Prêmio Nobel da Literatura portuguesa - mas fará também, homenagem a escritores, poetas e compositores, que todos admiramos - Os Semeadores da Palavra!
Esta é a Casa de Saramago em Lanzarote
"Uma Casa Feita de Lava e de Livros! J.S."
Páginas
*...*
Notícias de Pt.&Br.
O documentário "JOSÉ e PILAR", do cineasta português Miguel Gonçalves Mendes, é o candidato português aos Óscares de Hollywood, informou o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
Co-produzido pelos realizadores: O brasileiro - Fernando Meirelles e o espanhol - Pedro Almodóvar, que são membros da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas, "José e Pilar" é um documentário sobre a vida em comum do escritor e Nobel português da Literatura, José Saramago, e da sua companheira de décadas, a jornalista e tradutora luso-espanhola Pilar del Río.
O filme foi o escolhido para representar Portugal na corrida à nomeação para Melhor Filme Estrangeiro, "por uma comissão composta por representantes de associações do sector, previamente submetida à aprovação da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas", refere o ICA, em comunicado. Estreado em Portugal, Espanha e Brasil, o documentário será distribuído nos Estados Unidos pela Outsider Pictures, disse à Lusa, recentemente, o realizador Miguel Gonçalves Mendes.
Porém, segundo o cineasta, a estreia nos Estados Unidos só deverá acontecer em Abril. Ora, só são candidatos a uma nomeação para os Óscares de 2012 os filmes que estreiam em sala nos Estados Unidos entre 01 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011. A petição pública dirigida ao ICA que foi criada na Internet pedindo que "José e Pilar" fosse o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro somou, até hoje, 2.439 assinaturas.
O cineasta Miguel Gonçalves Mendes recebeu com "orgulho" a candidatura do documentário 'José e Pilar', da sua autoria, ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, que representa "o culminar de quatro anos muito duros" de trabalho.
Os nomeados para os Óscares de 2012 serão conhecidos a 24 de Janeiro. A cerimónia decorrerá no dia 26 de Fevereiro em Los Angeles, Califórnia. Portugal nunca conseguiu uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro. Em 2010, o candidato de Portugal nesta categoria foi "Morrer como um homem", de João Pedro Rodrigues.
Fonte: DN.Pt
e extraído do site da
FUNDAÇÃO SARAMAGO
----------------------------------------------------------
Assinar:
Postagens (Atom)
"PALAVRAS PEQUENAS... PALAVRAS APENAS..."
Ando por aí querendo te encontrar...
Em cada esquina paro em cada olhar...
Deixo a tristeza...
Trago a esperança em seu lugar...
Que o nosso amor para sempre VIVA...
Minha dádiva quero poder jurar...
Que essa paixão jamais será...
Palavras Apenas...
Palavras Pequenas...
Palavras de Momento...
Palavras ao Vento!...
"Cassia Eller"